O primeiro dia de vacinação para todos os grupos contra a gripe foi com fila de dobrar os corredores do Shopping Praça Nova. Com pouco mais de duas horas de vacinação, 700 doses já haviam sido aplicadas.
– Vamos ter que passar um pouco das 13h, horário que estava previsto o término do mutirão. Esperávamos esse movimento grande e viemos preparados – conta Maria Evanir Vicente Ferreira, enfermeira que coordenava as aplicações.
A abertura para a população com mais de 6 meses de idade foi devido à baixa procura pela imunização dos grupos prioritários.
foto: Eduardo Ramos
Mesmo assim, avós, pais e filhos aproveitaram o final da manhã de sábado para passear no Shopping e garantir a proteção contra a influenza. Foi o caso da mãe Sandra Rossini que trouxe a sua filha, a pequena Natieli, de 6 anos, para marcar na carteira de vacinação personalizada (foto) mais uma dose contra a Influenza:
– É muito importante se vacinar, ainda mais em tempos de pandemia. Viemos para se vacinar e, claro, depois vamos aproveitar para curtir um pouco com a família – disse a dona de casa de 48 anos.
Leia também:
Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e Sarampo é prorrogada até o dia 24 de junhoPresídio Regional de Santa Maria recebe ações de prevenção e testagem de tuberculoseMinistério da Saúde regulamenta programa de atendimento médico a distância
Seguindo o exemplo da mãe e ao contrário da maioria das crianças que estavam com ela na fila, quando a agulha encontrou seu braço, a Natieli não chorou:
– E ainda ganhei uma seringa! Agora vou vacinar todas minhas bonecas – avisou, brincando.
De segunda a sexta-feira, a população pode ser imunizada na Unidade Básica de Saúde do bairro. Também por causa de uma possível maior abrangência nos públicos a receberem as doses de reforço contra a Covid-19, a Prefeitura de Santa Maria divulga a Agenda de Vacinação somente até a próxima terça-feira (7). As ações para os demais dias serão inseridas no cronograma semanal após definições do Ministério da Saúde.
Atenção: Adultos com sintomas gripais ou crianças de até 12 anos que foram imunizadas contra a covid-19 devem respeitar o intervalo de 15 dias para receberem a vacina contra a influenza.
Leia todas as notícias